Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Estação Espacial Internacional pode ganhar estúdio de cinema em 2024

Empresa idealizadora do projeto planeja que espaço também seja utilizado para gravação de programas de TV e eventos esportivos

Data: Sexta-feira, 21/01/2022 10:11
Fonte: Lucas Ferreira, do R7

Uma empresa planeja enviar até 2024 um módulo espacial para ser anexado à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) que servirá como estúdio de cinema. O espaço também poderá ser utilizado como cenário para programas de TV e até instalação para eventos esportivos.

De acordo com o portal Engadget, a empresa Axiom Space será a responsável pela construção do estúdio. A companhia também venceu há dois anos uma licitação da Nasa para construir o primeiro módulo comercial da ISS.

A SEE (Empresa de Entretenimento Espacial, em tradução livre), que está por trás do projeto, está coproduzindo um filme com o ator Tom Cruise que terá cenas filmadas no espaço. Ação similar a de uma equipe de cinema russa, que no final de 2021 usou a ISS como cenário para a gravação do filme The Challenge (O Desafio, em tradução livre).

Os custos para a construção do módulo não foram divulgados pela SEE, que ainda está na fase de arrecadação de fundos para viabilizar o projeto audacioso. Caso consiga o dinheiro para o estúdio, poderemos ver as previsões dos filmes de ficção científica se concretizarem para a própria gravação de novas obras.

O mundo do cinema segue a tendência de exploração comercial do espaço sideral que ganhou força em 2021, após a Blue Origin, SpaceX e Virgin enviarem as primeiras tripulações para turismo espacial.

O ano de 2021 ficou marcado pela briga dos bilionários Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson para enviar a primeira missão ao espaço somente com civis. Os voos da Blue Origin, SpaceX e Virgin abriram o turismo espacial e aproximam da realidade uma perspectiva antes vista somente em filmes de ficção científica.

primeiro bilionário a chegar ao espaço foi Branson, proprietário da Virgin, em 11 de julho. A bordo da VSS Unity, o dono da empresa e outros cinco civis saíram da atmosfera e tiveram sensação de gravidade zero antes de retornar à Terra. Entre o lançamento e a aterrissagem, a VSS Unity permaneceu em voo por mais de uma hora.

Cerca de dois meses após a missão da Virgin, a revista The New Yorker revelou que alertas de segurança foram acionados durante o voo. A FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, em português) informou na época que a VSS Unity não havia respeitado a rota planejada. A empresa, por sua vez, afirmou que as alterações no trajeto haviam sido autorizadas pelos órgãos competentes.

Nove dias após Branson, foi a vez de Bezos, dono da Amazon, sair da atmosfera em um voo de uma de suas empresas, a Blue Origin. Além do magnata, estavam a bordo o irmão dele, Mark Bezos, a pilota octogenária Wally Funk — que fez treinamentos para participar de operações espaciais nos anos 1960 — e Oliver Daemen, de 18 anos, que se tornou a pessoa mais jovem a ir ao espaço.

O voo foi a primeira missão espacial com tripulação civil e sem piloto. A viagem durou apenas 10 minutos e 20 segundos, mas foi amplamente comemorada pelo dono da Amazon e por todos os demais viajantes que estavam na cápsula .

Em 13 de outubro, o ator canadense William Shatner viajou a bordo da segunda missão da Blue Origin. Eternizado no papel de Capitão Kirk, da geração clássica de Star Trek, Shatner foi o humano mais velho da história a sair da atmosfera, aos 90 anos.

Em setembro, a SpaceX, empresa de Musk, realizou o primeiro lançamento de uma missão orbital só com civis a bordo. Dentro da cápsula Dragon, Jared Isaacman, Sian Proctor, Chirs Sembroski e Hayley Arceneaux passaram 72 horas na órbita da Terra, em um teste decisivo para o planejamento futuro do turismo espacial.

Apesar de a missão ter sido declarada um teste para futuros civis no espaço, os tripulantes foram treinados por meses para a Inspiration4. Além de realizarem voos parabólicos para experimentar a ausência de peso corporal, Isaacman, Proctor, Sembroski e Arceneaux passaram por centrífugas que simulam a grande força G da decolagem e do pouso.

No último dia 8, um bilionário japonês decolou em uma nave russa para iniciar um período de 12 dias a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), uma viagem que marcou o retorno de Moscou ao turismo em órbita. O piloto da nave, Alexander Misurkin, explicou que seus companheiros de viagem terão uma agenda intensa. Entre as atividades previstas está um torneio 'amistoso' de badminton.

'Estou animado como uma criança antes de uma excursão da escola', afirmou Yusaku Maezawa durante uma entrevista coletiva antes da decolagem. O bilionário preparou uma lista de cem atividades que desejava cumprir no espaço e documentou a estada na ISS em vídeos, publicados em seu canal do YouTube. Além de Maezawa e Misurkin, participou da missão Yozo Hirano, assistente do bilionário .