Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Asteroide gigante vai passar perto da Terra no começo da noite desta terça, diz Nasa

Agência espacial americana afirma que o objeto espacial batizado de 7482 (1994 PC1) será o que mais vai se aproximar do planeta no período de dois séculos. Ele não será visto a olho nu.

Data: Terça-feira, 18/01/2022 16:15
Fonte: G1

Um asteroide de aproximadamente um quilômetro de largura irá passar perto da Terra no começo da noite desta terça-feira (18). O ponto mais próximo desta trajetória está previsto para ser percorrido às 18h50 (horário de Brasília).

Segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), o objeto não poderá ser visto a olho nu. O asteroide deve passar a uma distância de aproximadamente dois milhões de quilômetros da Terra, a maior proximidade prevista para os próximos dois séculos.

O asteroide recebeu o nome 7482 (1994 PC1) e estima-se que ele atinja a velocidade de 76.192 km/h.

Embora tenha proporções significativas para um objeto espacial, ele não é o maior corpo que já se aproximou da Terra. Anteriormente, em 2017 o 3122 Florence (1981 ET3) tinha dimensões entre 4 e 8,4 quilômetros de largura (ele deve fazer outra passagem pelos arredores do nosso planeta em 2057).

Para ser considerado um objeto que "se aproximou da Terra", o objeto espacial deve passar a uma distância de, pelo menos, 48 milhões de quilômetros.

 

Teste de impacto

 

Em novembro, a Nasa lançou uma missão teste com o objetivo de proteger o planeta de futuras ameaças. O alvo é o Dimorphos, satélite que tem o tamanho de um campo de futebol e orbita o asteroide Didymos – que é cinco vezes maior. O choque vai ser a 11 milhões de quilômetros da Terra.

 

O impacto, esperado para setembro de 2022, será tão intenso que vai criar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem.