Em 2022, a Polícia Militar pretende capacitar mais policiais militares no Curso de Sobrevivência Policial, instrução que está em andamento no Bope, na Capital. A previsão da PMMT é levar a capacitação para os policiais de todos os Comandos Regionais do Estado.
Quem é policial militar sabe que a profissão é um ofício que vai muito além do horário de expediente. Deixar o trabalho no fim do dia na Polícia Militar, não quer dizer que a pessoa deixa de ser um profissional da segurança pública e que para se proteger deve tomar certas precauções. O 11º episódio do PMCAST aborda nesta semana como os policiais militares garantem a sua segurança pessoal e da sua família nos momentos de folga.
A instrução de sobrevivência policial tem o objetivo de passar orientações para o policial de como proceder, caso o policial militar seja surpreendido em seu momento de descanso por um criminoso. Como transportar a sua arma de fogo vestindo uma roupa comum que não possuem compartimentos ou bolsos adequados, para uma pistola ou outros acessórios, dentre outras importantes orientações.
Com isso, é necessário um cuidado redobrado com a segurança pessoal e da família ao desfrutar de um dia merecido de folga. Para isso, a Polícia Militar de Mato Grosso reforça a cada ano, a preparação da tropa, por meio do Curso do Sobrevivência Policial, instrução coordenada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Em 2021, o curso já capacitou mais de 800 policiais em todo o Estado. A capacitação instrui o policial militar a adotar determinados e específicos procedimentos que são aprendidos por meio de conteúdos teóricos e treinamentos de práticas operacionais, atitudes e comportamentos visando a segurança do policial.
Quer saber mais?
Acesse o 11º episódio do PMCAST sobre o Curso de Sobrevivência Policial. Com entrevistas e depoimentos exclusivos você passa a conhecer mais sobre os cuidados necessários que os policiais militares adotam para se proteger nos dias de folga. Clique e ouça nas principais plataformas digitais gratuitamente: