O acidente envolvendo um bimotor Piper Aircraft, modelo PA-31T1 ocorreu, ontem, no setor rural de Brasnorte (576 quilômetros ao Médio Norte de Cuiabá). O pouso foi numa estrada, localizada nas proximidades da pista do aeródromo municipal.
No avião, além do piloto estavam três pessoas que tiveram ferimentos leves e foram levadas à Unidade Pronto Atendimento para serem avaliadas.
A aeronave pertence a uma empresa de táxi aéreo, está equipada com uma Unidade Terapia Intensiva e foi até Brasnorte para fazer a transferencia de um paciente até Cuiabá. As causas e responsabilidades pelo acidente serão investigadas pelo Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
Consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), que o avião foi fabricado em 1983, tem capacidade máxima para decolagem de até cinco passageiros e está com a Situação de Aeronavegabilidade no normal.
Procurada por Só Notícias, a empresa informou que durante o procedimento para pouso, aeronave ingressou na perna do vento da pista 26, realizou a perna base, porém na aproximação final os tripulantes realizaram um julgamento errado do local, pousando próximo, porém em uma estrada que fica paralela à pista a aproximadamente 500 metros.
Após o toque na estrada e percorrer mais ou menos 250 metros a aeronave começou a afundar no terreno sem compactação danificando o trem de pouso dianteiro e também com danos no trem de pouso principal do lado esquerdo, além das hélices, motores e a parte dianteira inferior da fuselagem.