Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

Grupo Amplitude lança o sinal digital da TV Mundial, afiliada Record TV em Juína

Para assistir o novo sinal é preciso fazer a busca de canais e localizar o canal 38, virtual 8.1. Será necessária uma antena interna ou externa, como em locais mais distantes.

Data: Sábado, 07/03/2020 12:39
Fonte: Marcelo Guedes/Record TV Juína

Tem novidade no ar! A população juinense já pode assistir a programação nacional da Record TV, a estadual da TV Vila Real de Cuiabá e a local da TV Mundial em HD (High Definition) pelo canal digital 38, virtual 8.1. O sinal digital foi lançado nesta sexta-feira (06), na cidade de Juína pelo Grupo Amplitude de Comunicação, proprietário da emissora.

O processo de digitalização da TV Mundial começou em 01 de maio de 2015, com a aquisição da emissora. Em 30 de agosto de 2018, o Coordenador-Geral de Outorgas, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Alexandre Miranda Freire de Oliveira Barro aprovou “o local de instalação da estação digital e a utilização dos equipamentos da TV MUNDIAL JUÍNA LTDA., autorizatária do Serviço de Retransmissão de Televisão, em caráter primário, no município de JUÍNA, estado do Mato Grosso, utilizando o canal digital nº 38 (trinta e oito)”, e em janeiro de 2020 foram encomendados os equipamentos, como transmissor digital e a antena.

Nesta semana começou a fase de instalação. Mesmo a chuva atrapalhando um pouco, nesta sexta-feira (06) foi concluída a montagem, e enfim, a ligado o transmissor digital, cobrindo toda a cidade de Juína.

Vantagens

A tecnologia possui inúmeras vantagens em comparação com o já obsoleto sinal analógico, previsto para ser desligado em Juína no dia 31 de dezembro de 2023.

Entre elas, a melhora significativa na qualidade da imagem. Enquanto a TV analógica exibe aproximadamente 525 linhas horizontais, a TV digital chega a 1080 linhas. Ou seja, esse formato de transmissão oferece mais que o dobro de detalhes e definição em uma mesma imagem.

O formato da tela e, consequentemente, da imagem também é um dos grandes diferenciais entre as tecnologias de TV. As imagens analógicas são transmitidas em formato 4:3, enquanto na TV digital o tamanho de transmissão é de 16:9.

Aliado a imagem de alta qualidade, o formato mais horizontal da transmissão permite que o conteúdo assistido ganhe um aspecto cinematográfico. Além disso, mais informações são adicionadas nas laterais da tela.

Há também a melhora na qualidade do áudio. Enquanto a televisão analógica recebe apenas um canal mono e dois estéreo, a TV digital permite a transmissão simultânea de até seis fontes de som. Ou seja, essa nova tecnologia possibilita que o espectador seja completamente envolvido pelo áudio de uma determinada cena, proporcionando uma experiência de cinema completa.

Outra vantagem é uma maior estabilidade no sinal. Você já teve o seu sinal interrompido por uma chuva ou ventos fortes? Com a transmissão digital esse problema será solucionado de uma vez por todas. Afinal, o recebimento das informações é feito de uma maneira mais robusta e estável, evitando interferência, oscilações de qualidade e os famosos “fantasmas” ou “chuviscos” na imagem.

Como receber o sinal digital

Para receber o sinal digital, é preciso ter um aparelho de televisão com conversor embutido. Os aparelhos mais recentes têm conversor embutido. É preciso conferir pelo menu da TV ou pelo manual do aparelho. Procure pelo selo DTV. Se ele estiver na sua TV, ela já está preparada para receber o sinal digital.

Caso sua televisão seja de tubo, é necessário colocar um conversor digital, que pode ser adquirido em lojas ou eletrônicas.

Também é preciso instalar uma antena para captar o sinal digital. As antenas externas, usadas no telhado das casas, são as mais indicadas, mas em alguns casos uma antena interna já é o suficiente.

Sinal Analógico

Caso você não queira comprar o conversor e nem uma televisão nova, poderá assistir nossa programação pelo canal 08 normalmente. O sinal analógico permanecerá ligado até 31 de dezembro de 2023, prazo estipulado para o desligamento do sinal analógico em Juína.

Grupo Amplitude de Comunicação

O grupo é um conglomerado de mídia do interior do Mato Grosso que detém 03 emissoras de TV, afiliadas a Record TV, nas cidades de Juína (TV Mundial), Juara (TV Juara) e Guarantã do Norte (Amplitude TV), 01 emissora de rádio na cidade de Juara (Amplitude FM), além de um portal na internet (Amplitude News).

A primeira emissora do grupo a lançar seu sinal digital foi a Amplitude TV, na cidade de Guarantã do Norte, em agosto de 2018, contemplando todo o Vale do Peixoto. E nas próximas semanas será a vez da TV Juara inaugurar o sinal digital.