Seja bem-vindo ao portal: Amplitude News

NOTÍCIAS

BiblioÓca deve ser construída com objetivo de preservar os valores indígenas em MT

Primeira biblioteca indígena deve ser instalada na comunidade Rikbaktsa, às margens do Rio Juruena. Acervo será bilíngue e vai contar com obras escritas em línguas indígenas.

Data: Domingo, 09/02/2020 09:06
Fonte: G1

Com o objetivo de preservar e valorizar a memória do povo indígena, a Secretaria Estadual de Cultura (Secel) anunciou, na quarta-feira (5), a construção da primeira biblioteca indígena do estado. A BiblioÓca será instalada na comunidade de Rikbaktsa, localizada às margens do rio Juruena, na divisa dos municípios de Brasnorte e Juína, a 580 km e 737 km de Cuiabá, respectivamente.

De acordo com o projeto que deve ser desenvolvido pelos indígenas que cursam arquitetura na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o espaço cultural será construído pelo povo Rikbaktsa, respeitando a arquitetura e o modo de vida local.

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, Waldineia Almeida, destaca que a BiblioÓca não será um depósito de livros, como existe em outros lugares. Ao contrário, deve oferecer serviços de utilidade pública que contribuam para o fortalecimento da cultura local.

Ela ressalta que a BiblioÓca terá um acervo bilíngue, com obras escritas em línguas indígenas e estará integrada ao modo de vida do povo, com a comunidade produzindo informação e realizando atividades culturais no espaço.

Os títulos devem incluir temas dos povos indígenas do Brasil, política indigenista e questão ambiental em terras indígenas, além de exemplares da literatura brasileira e mato-grossense. Publicações, pesquisas e resultados de projetos sobre os índios Rikbaktsa que estão espalhados nos ambientes acadêmicos e institucionais também devem compor o acervo.

A intenção é que o espaço também seja destinado à geração de renda, com a comercialização dos artesanatos produzidos nas comunidades locais.

A presidente da Associação das Mulheres Indígenas, Marciane Rikbaktsa, diz que o projeto irá impactar positivamente a vida dos indígenas.

“Vai melhorar nossa vida, pois, além de mostrar a nossa cultura, a divulgação e venda dos nossos artesanatos será uma fonte de ajuda para as nossas mulheres”.